Automassagem

A Automassagem pode ser vista dentro de um conceito de autocuidado. Quantas vezes nos colocamos em situações de stress?

Corremos contra o relógio e estamos constantemente a impor-nos metas muito ambiciosas para o nosso dia a dia às custas muitas vezes da nossa própria saúde.

A American Psycological Association realizou um estudo em 2018 em que afirma que cerca de 45% dos americanos têm dificuldade em dormir devido ao acúmulo de stress. Não estamos na América, mas vivemos no Algarve, uma região linda e abençoada pelo Sol e também um pouco stressante no verão, filas nos mercados, em órgãos públicos, programas de praia e ainda queremos aproveitar um jantar com os amigos e familiares. “Mais um café se faz favor!”

Com o pensamento nesta rotina agitada em que vivemos e porque nem sempre conseguimos agendar uma massagem, ou manter a assiduidade das aulas de yoga ou até mesmo ir até ao parque e respirar um ar fresco. Decidi partilhar convosco algumas técnicas de automassagem que são ótimas para o pós-banho ou para os momentos antes de dormir.

A automassagem, apesar de não ter a intensidade e profundidade de uma massagem relaxante realizada por um profissional, tem por si só imensos benefícios quando feita de forma regular.

Benefícios da Automassagem:

  • Induz a drenagem linfática.
  • Potencializa a remoção de toxinas.
  • Relaxa a musculatura.
  • Diminui o stress.
  • Estimula o sistema circulatório reduzindo os efeitos do envelhecimento.

Automassagem, Como fazer? Sugestões para as diversas zonas do corpo:

Couro Cabeludo/ Cabeça:

Com um creme ou sérum para cabelos, ou mesmo ao lavar os cabelos massagear o couro cabeludo com movimentos circulares com a ponta dos dedos por alguns minutos. Este simples procedimento estimula o crescimento e aumenta a resistência do cabelo e prevenindo a sua queda.

Massagem Cabeça

Cara/Face:

Com um hidratante de rosto massageie a testa, bochechas e maxilar com a ponta dos dedos em movimentos de baixo para cima e da linha do nariz em direção às orelhas até que o creme seja absorvido. Dessa forma atua na prevenção das rugas e sinais de envelhecimento, ajuda a descongestionar as toxinas da pele e melhora a sua textura.

Pescoço:

Com as duas mãos pressione e realize pequenos círculos com as pontas dos dedos desde a região da nuca até à base do pescoço. Massageie por alguns minutos sempre nos músculos e nunca fazendo pressão sobre as vértebras. Esta massagem permite o alívio de dores e tensões geralmente causadas por má postura, horas em frente ao computador ou o uso prolongado do telemóvel.

Seios:

Usando um creme hidratante, reafirmante ou óleo vegetal adequado*, fazer um leve deslizamento com as palmas das mãos, realizar movimentos de baixo para cima. Também pode com uma mão apoiar a base do seio(na parte de baixo) e com a outra mão realizar movimentos circulares com a ponta dos dedos iniciando em volta das aréolas aumentando os círculos até a região da axila. Desta forma melhora a oxigenação e nutrição dos tecidos, deixa a pele mais firme e estimula o corpo a eliminar líquidos.

Barriga:

Com um creme hidratante, reafirmante, redutor ou com óleo vegetal* utilize as mãos inteiras ou os dedos unidos para massagear em movimentos contrários aos ponteiros do relógio(da direita para a esquerda quando acima do umbigo e da esquerda para a direita quando abaixo do umbigo). Depois realize deslizamentos da lateral da barriga em direção à púbis. Repita estes movimentos por alguns minutos pois ajuda a digestão, diminui a acumulação de líquidos e reduz problemas de prisão de ventre.

Braços e Pernas:

Com um creme hidratante, reafirmante, redutor ou óleo vegetal* com as mãos inteiras faça movimentos de deslizamento das extremidades (pés e mãos) em direção ao coração repita os deslizamentos por alguns minutos até que o produto tenha sido absorvido pela pele. Quando massagear as pernas pode colocar o pé sobre um banco ou cadeira para conseguir massagear a perna na sua totalidade já que a perna estará fletida. A manobra de deslizamento com cremes e óleos estimula o sistema linfático, diminui a acumulação de líquidos, relaxa os músculos e evita o ressecamento da pele.

Massagem pernas

*por exemplo: óleo de amêndoas doce, óleo de abacate, óleo de gérmen de trigo, óleo de coco, óleo de grainha de uva que são óleos ricos em nutrientes bons para a nossa pele.

Estas formas de automassagem trazem benefícios quando efetuadas com regularidade e podem ser feitas, para potenciar ainda mais os benefícios da massagem feita por um profissional.

Caso sinta que precisa de uma massagem mais profunda, recorra a um massagista profissional!

No Shankara – Centro de Yoga e Bem-Estar temos massagem relaxante, modeladora, terapêutica, desportiva e drenagem linfática.